segunda-feira, 10 de abril de 2017

A Acupuntura: Arte de Inserir Agulhas no Corpo para Produzir a Cura

Esta é uma definição possível para a Acupuntura, essa ciência milenar de cura do corpo físico através do corpo energético, estudada na China há mais de 5.000 anos!


A Medicina Chinesa, através da Acupuntura, está baseada no conceito de que a colocação de agulhas nos chamados acupontos afeta o movimento do chi, a forma de energia vital que flui ao longo dos canais de meridianos para nutrir e sustentar a vida nos órgãos físicos.
As pesquisas ocidentais sobre o mecanismo de funcionamento da Acupuntura iniciaram-se em 1970. Interessante que enquanto nos EUA a busca focava no ingênuo entendimento mecanicista da Acupuntura, do outro lado do mundo, mais especificamente na União Soviética, o modelo de abordagem estruturava-se a partir os próprios acupontos e sua capacidade de transmitir eletricidade. Este foi um grande salto em termos de pesquisa, muito embora a teoria construída a partir deste modelo não explicasse totalmente os efeitos da acupuntura a laser, por exemplo, onde não há estimulação elétrica dos pontos de acupuntura.
Em 1960, no extremo Oriente, um pesquisador coreano, chamado Dr. Kim Bong Han estava desenvolvendo pesquisa baseada na injeção de traçadores radioativos em acupontos de coelhos. O que ele verificou? Que os traçadores radioativos seguiam os mesmos caminhos apresentados em antigos diagramas de acupuntura veterinária de acupuntura de coelhos!!!!
Lógico que os cientistas ocidentais acharam isso meio difícil de acreditar, então, resolveram testar e replicar o procedimento, mas desta vez em humanos. Os Doutores Claude Darras e Piere De Vernejoul o fizeram, e adivinha só???? Descobriram que o tecnécio radioativo injetado em pontos de acupuntura seguiam um caminho no corpo precisamente igual aos mapas milenares chineses. E ainda, (re)descobriram também a estimulação de um acuponto com uma agulha mudava a velocidade do fluxo de alguma coisa incluindo o traçador de tencécio ao longo de um meridiano. Esta pesquisa forneceu a primeira evidência crível para os padrões ocidentais do que os chineses sabiam há milhares de anos!
Incrível, não é mesmo???
Há uma grande variedade de abordagens terapêuticas dentro da acupuntura, e arrisco-me a dizer que a EFT ( Emotional Freedom Tecnhicques  - Técnicas de Liberação Emocional) e a TFT ( Thought Field Therapy, ou Terapia do Campo do Pensamento ), encaixam-se aqui. No entanto, sobre elas falaremos num artigo a parte.
Por hora, vamos ao tradicional.
A abordagem mais simples da Acupuntura é aquela focada em formulas para sintomas físicos, principalmente para dores ( ciática, tendinite, bursite, artrite dolorosa ).
Há a auriacupuntura através da qual trabalha-se acupontos localizados na orelha. Nesta abordagem, considera-se que a orelha se assemelha a imagem de um bebezinho deitado de cabeça para baixo em posição fetal, dentro de uma visão holográfica do corpo, onde a parte contém o todo... Experimente agora massagear toda a sua orelha e vc sentirá um gostoso fluxo de energia fluindo pelo corpo...
Um outro modelo, usa as mãos como o modelo holográfico do corpo inteiro ( quiroacupuntura ). Há aqui no Brasil, cursos que ensinam a usar a quiroacupuntura para “emergências caseiras”, como insônia, febre, acidez, por exemplo. O que é bem útil, não é mesmo?
Já na acupuntura de corpo inteiro, trabalha-se sobre o modelo dos 5 Elementos e a influência de sua dinâmica sobre o corpo ( terra, água, madeira, fogo e ar ). A dinâmica entre estes elementos lembra o pentáculo ( estrela de cinco pontas com um círculo ao redor ). Cada um destes elementos, estão associados a uma estação do ano, a sabores, a emoções, cores e sons, trazendo uma visão muito ampla do Ser, que o devolve para si mesmo quando se percebe entendido com esta amplitude.
O diagnóstico pelo pulso pode ajudar a identificar o desequilíbrio energético. Diferentes pulsos indicam diferentes coisas acerca da energia e do estado de saúde odos vários e meridianos, sistemas de órgãos ligados aos cinco elementos. A língua também é considerada no diagnóstico principalmente para que se analise os órgãos internos.
A estimulação dos pontos pode também ser feita pelo calor, e aí usa-se moxa ou até uma vareta de incenso. Se o calor sentido for do tipo difuso, o ponto estará intoxicado. Se o calor sentido for parecido com uma agulhada, então o ponto estará com bom nível de fluência da energia.
Os desenvolvimentos das técnicas de Acupuntura têm considerado eletroacupuntura, laseracupuntura e cromoterapia ou mesmo a pressão dos dedos para que os pontos sejam estimulados.
Quer os pontos sejam estimulados por pressão, agulhas, sondas elétricas ou feixes de laser, qualquer estimulação de acupontos pode ter efeitos terapêuticos benéficos se for realizada de forma competente e por profissionais sérios.
Vamos agora para um aspecto mais prático: para quais problemas médicos a Acupuntura pode ser Útil ?
A acupuntura não é eficaz todo o tempo e seus resultados dependem muito também da maestria de quem a pratica, no entanto, há questões de saúde para as quais ela trabalha muitíssimo bem.
Dores físicas de uma forma geral ou síndromes dolorosas como artrite, tendinite ou dores causadas por processos dolorosos;
Dores crônicas devido a doenças ósseas ou musculares;
Dores de cabeça em especial as enxaquecas;
Neuralgia do trigêmeo;
Paralisia traumática devido à destruição acidental de vias nervosas, no sentido de acelerar a recuperação;
Paralisia cerebral e a esclerose lateral amiotrófica, tremores involuntários, incontinência urinária ou intestinal;
Crises asmáticas e crises alérgicas;
Síndrome de Raynaud;
Administração da ansiedade;
Minimização dos sintomas da depressão, em função da liberação de endorfina e serotonina;
Disfunções maníaco-depressivas ( 10 sessões além de mudança na alimentação e suplementação vitamínica )
Redução do tempo de internação para pacientes com esquizofrenia paranoide ou estrutura de personalidade boderline;
Suporte em tratamentos de dependência alcoólica;
Uma palavra final...
A acupuntura muitas vezes consegue tratar distúrbios que a moderna medicina não consegue curar e nem mesmo oferecer tratamento para os sintomas.
Quer se procure por um acupunturista que se baseia em fórmulas de acupontos para fazer o manejo da dor, Quer se consulte um terapeuta e trabalhe a partir dos cinco elementos e que irá analisar todos os aspectos da sua vida, o fato é que a acupuntura, em suas diversas formas, pode ser extremamente útil para uma grande variedade de problemas.
A aceitação desta modalidade de terapia vibracional é crescente sua eficácia cada vez mais confirmada junto à comunidade médica convencional.


Bjs !

Nenhum comentário:

Postar um comentário