segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Conversando sobre técnica de autoajuda para liberação emocional

O que é EFT ? Qual a sua finalidade ? Como foi desenvolvida ?


EFT é a sigla em inglês para Emotional Freedom Techniques e significa "Técnica de Liberação Emocional". É também conhecida como Tapping.
A EFT é apelidada de acupuntura sem agulhas, porque trabalha com a acupressura ( pressão nos terminais de meridianos com a ponta dos dedos ).
Está dentro de uma categoria de técnicas psicológicas não-ortodoxas denominada Psicologia Energética, cujo embasamento teórico ganhou sustentação com a Epigenética em trabalhos desenvolvidos por Bruce Lipton, autor de “Biologia da Crença”. Dentro deste paradigma está bem embasado que nosso sistema de crença modela nosso DNA volátil e, portanto, todo o nosso funcionamento celular.
Através da EFT, acessamos nós energéticos e os dissolvemos, para que a energia do indivíduo flua livremente através dos meridianos, elevando assim seu nível de qualidade de vida, sua capacidade em se concentrar, em perceber suas emoções de forma clara. Ela é utilizada para eliminar crenças limitantes e padrões negativos de pensamentos, elevar a autoestima e a autoconfiança, dissolver compulsão alimentar, curar padrões que geram ansiedade e depressão, etc.


Como foi desenvolvida ?
Ela foi desenvolvida por Gay Craig, nos EUA, a partir de pesquisas desenvolvidas pelo Dr. Roger Callahan, psicólogo norteamericano, nas décadas de 1980-1990. Nesta época, Dr. Callahan, tinha uma cliente com fobia água. Seu pânico era tão intenso que não podia ver seus pés cobertos por água que sintomas terríveis eram desencadeados.
Não obstante, houvesse feito psicoterapia durante anos e com diversos terapeutas, seu pânico diminuía de intensidade mas os sintomas não desapareciam. Assim, sua vida cotidiana estava se tornando impossível.
Mary tornou-se, então, paciente do Dr. Callahan. Depois de um ano e meio de tratamento, o máximo de progresso que eles conseguiram foi diminuir a fobia de forma que ela conseguia sentar-se na borda e colocar os pés dentro de uma piscina que havia na casa do Dr. Callahan. Ainda assim, isso lhe provocava dores de cabeça pelo resto do dia.
O Dr. Callahan já vinha estudando terapias energéticas e tinha conhecimentos em acupuntura, cinesiologia aplicada (técnica que permite através de testes musculares descobrir desequilíbrios energéticos, físicos e emocionais) dentre outras coisas.
Um dia, sua paciente Mary comentou que este medo lhe provocava uma sensação no estômago. Utilizando seus conhecimentos em acupuntura, o Dr. Callahan teve a ideia de estimular o meridiano da energético relacionado a este órgão. Este meridiano se inicia no ponto abaixo do olho onde se encontra a região inferior da órbita ocular. Ele falou para Mary que talvez pudesse fazer algo com relação a esta sensação no estômago antes de começar a sessão de psicoterapia e, então, começou a estimular este ponto através de leves batidas com as pontas dos dedos.
Depois de estimular o ponto por alguns segundos sua paciente disse: “Passou”. E ele respondeu: “O que foi que passou?”. Ela disse: “O medo, o medo de água passou completamente!”. Então, para investigar melhor a situação ele sugeriu que fossem a até à piscina. Ao lado da piscina, puderam realmente comprovar que a fobia havia simplesmente desaparecido. Anos depois, Mary continuava com sua vida normalmente, totalmente livre da fobia que a acompanhara por tantos anos.
Cerca de 20 anos depois, Mary ainda estava sem os sintomas de pânico e dando entrevistas para programas de TV norteamericanos.
É claro que o Dr. Callahan ficou impressionado com o que aconteceu e, a partir daí, começou a relacionar os meridianos com as fobias e outros problemas emocionais. Foram criadas sequências específicas e diferenciadas de batidas nos meridianos que seriam adequadas para tratar os diferentes problemas emocionais. Cada problema tinha uma sequência específica, era o que ele chamava de algoritmo. Estava, então, criada a TFT – Thought Field Therapy.
O engenheiro norte americano Gary Craig era muito interessado na área de melhoria de performance pessoal. Através da sua amiga e sócia Adrienne Fowlie, ficou sabendo que havia este psicólogo que era capaz de resolver fobias em poucos minutos. Ligou para o Dr. Callahan e perguntou a respeito da técnica aplicada para tratar fobias e ouviu do psicólogo que ela poderia fazer muito mais do que isso. Gary aprendeu a técnica e começou a aplicá-la obtendo resultados espantosos, mesmo sendo ainda um iniciante.
Passado certo tempo, Gary Craig começou a se questionar sobre a rigorosidade das sequências e ordem propostas pela TFT. Começou a testar as batidas nos pontos, fugindo da ordem recomendada pela técnica, e, gradativamente foi estruturando seu próprio método. Surgiu assim a EFT – Emotional Freedom Techniques.
Entusiasmado, Gary testou sua “receita básica” milhares de vezes, incluindo pessoas com Stress Pós-traumático e veteranos de guerra.
Atualmente a técnica vem sendo desenvolvida e aprimordada, tendo como principais representantes aqui no Brasil Sonia Novinsky e André Lima. Eu tenho o privilégio de estar sendo formada por ambos os profissionais.
A EFT usa elementos de Terapia Cognitiva e Terapia de Exposição, e os combina com a Acupressura com a ponta dos dedos num movimento de “tamborilar” sobre 12 pontos específicos de acupuntura.
No site EFT Universe, pode-se encontrar mais de 100 artigos publicados em revistas médicas e de psicologia revisadas por pares, incluindo dezenas de ensaios clínicos, demonstrando que EFT é eficaz para fobias, ansiedade, depressão, distúrbio de estresse pós-traumático, dor e outros problemas.
Há um aspecto da EFT que é particularmente lindo que é a possibilidade de ser utilizada para processos de cura a distância, através da técnica do substituto. Eu, particularmente, adoro esta técnica pois eu a utilizo muito com minha filha, uma adolescente de 14 anos de idade que, como tal, nem sempre aceita as orientações da mãe...rs...
Através desta técnica, eu me autoaplico EFT como se fosse minha filha, eu a substituo no processo e o resultado chega até ela.
Os resultados são muito legais, visíveis, muito embora, ninguém saiba explicar porque....
Abaixo, um video que ilustra a técnica em sua parte mais básica.
Espero ter ajudado a esclarecer!
Bjs !!!


Fontes: EFT Universe e Instituto EFT Brasil e Brucelipton.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário