quinta-feira, 6 de setembro de 2018

A Visão de Sol, Lua e ASC como Poderes Divinos em Nós


Esta é uma aula que tiver o privilégio de assistir pessoalmente com meu professor de Astrologia, Nilton Schutz. Foi uma aula impactante para mim, então, vou compartilhar com vcs. Espero que gostem e, mais do que isso, aproveitem!



Partimos da premissa que Deus, enquanto Deus Trino, projeta-se em nós através da Astrologia utilizando a linguagem Sol, Lua e ASC.

Portanto, entender estes três posicionamentos é entender exatamente como o Divino vem se individuando em nós. Olhar este triângulo é olhar como Deus está trabalhando em nós nesta encarnação e, ao sermos responsivos, reconfiguramos nosso aspecto kármico de maneira positiva e desenvolvimentista.

A partir deste olhar sobre o Mapa Astrológico, o Sol é visto como o grande anseio do Espírito em existir aqui na Terra através da matéria densificada no corpo físico. Este anseio espiritual “engravida” a Lua para que o Filho surja através do ASC.

Este Sol-Pai-Espírito é a Causa do estarmos aqui. A Lua-Mãe acolhe esta Causa e lhe dá uma forma anímica de acordo com Leis Universais. O ASC-Filho vem como o fruto-efeito desta interação.

A consciência solar é a consciência que nos torna iluminados e essa trindade bem trabalhada faz com que o “restante venha por acréscimo”, uma vez que, através do trabalho interno, o verdadeiro poder Divino foi harmonizado em nosso Ser, dinamizando e reconfigurando nossa relação com a Vida.
Se o Sol responde por nossos anseios Espirituais, a Lua fala de toda uma coagulação karmica, nossa “lição de casa” nesta encarnação, enquanto nosso ASC nos aponta para nossos Progenitores Espirituais em vidas anteriores.

Daí a importância de entendermos exatamente a dinâmica desses três e de ganharmos domínio sobre ela, pois desta forma possibilitamos que as exteriorizações de nossa vida sejam absolutamente coerentes com e integradas a quem nosso somos em termos Essenciais.

Em termos práticos de plano de desenvolvimento, iniciamos, então, com os trabalhos d o Sol, passamos aos trabalhos da Lua e então vamos ao ASC.
Mas antes de entrarmos neste ponto mais especificamente, vamos falar sobre a dinâmica construtiva e saudável dos signos em si. Elas servem como guia para que vc direcione as mudanças que forem necessárias em termos comportamentais.

Os Signos do Zodíaco são divididos em quatro elementos: Fogo, Terra, Ar e Água.

Os signos de Fogo falam da energia da motivação, dos desejos, da alegria, do brilho nos olhos, do “alto-astral”.
Os signos de Fogo são:
Áries: motivação em iniciar coisas, em agir, em guerrear por aquilo que acredita.
Leão: motivação em gostar de si mesmo, da autovalorização.
Sagitário: motivação em buscar metas de longo alcance, de acreditar nos seus valores de vida.

Os signos de Terra demandam realização prática, atitude concreta, definição objetiva de metas.
Os signos de Terra são:
Touro fala de uma ação que consolida e estabiliza.
Virgem fala de uma ação que aprimora.
Capricórnio fala de uma ação focada num objetivo que deverá ser conquistado com constância e disciplina no longo prazo.

Os signos de Ar demandam energia mental: comunicação ( informação lida, escrita, falada, ouvida ), interação, absorção de conhecimentos, entendimento lógico e racional do contexto interno ou externo.
Os Signos de Ar são:
Gemeos: o Ar de Gemeos é curioso, multifacetado, quer conhecer de tudo um pouco, adaptando-se mentalmente ao conhecimento adquirido ou à interação feita.
Libra: o Ar de Libra gosta de iniciar interações equilibradas, é um Ar mais ativo neste sentido.
Aquário: o Ar de Aquário quer se transformar a partir da assimilação e do aprofundamento do conhecimento para então compartilhar com o grupo.

Os signos de Água falam de leitura emocional, sensibilidade, sentimentos, intuição. As emoções e os sentimentos tanto nos elevam quanto nos deprimem, portanto, ter clareza aqui é fundamental. Estar emocionalmente bem é fundamental para avançar na ação ou não.
Os signos de Água são:
Câncer fala da iniciativa da interação com o outro a partir de uma leitura emocional do contexto.
Escorpião fala da intensidade interna construída a partir da assimilação e da transmutação emocionais.
Peixes: fala da adaptabilidade ao contexto através da conexão com as emoções do grupo.

Resumindo,
  • ·       onde vc tiver signo de Fogo no Mapa, motivação e alegria são os combustíveis para a movimentação;
  • ·       onde vc tiver signo de Terra no Mapa, a concretização, a ação prática são os combustíveis para a movimentação;
  • ·       onde vc tiver signo de Ar no Mapa, a interação e a clareza de pensamento são os combustíveis para a movimentação;
  • ·         onde vc tiver signo de Água no Mapa, a intuição e a clareza emocional são os combustíveis para a movimentação.

Agora, vamos ver os 12 setores ou assuntos da vida ( ou os 12 trabalhos de Hércules ) onde essa movimentação deverá acontecer de forma prática, no aqui e no agora, de acordo com o posicionamento de Sol, Lua e signo do ASC.

Casa 1 ou ASC: como inicio coisas, como eu me mostro para o mundo
Casa 2: como eu lido com as finanças, como eu lido com aquilo que me estrutura e me dá segurança
Casa 3: como eu lido com as interações e com a busca de conhecimento, com o ecletismo, com a diversidade
Casa 4: como eu lido com minha família, com questões do meu passado, da minha ancestralidade, com o passado que me embasa mas não me aprisiona
Casa 5: como eu lido com o prazer, com a criatividade, com o prazer de ser eu mesmo
Casa 6: como eu lido com o meu trabalho, com o meu cotidiano
Casa 7 ou DSC: como eu estruturo relacionamentos
Casa 8: como eu lido com minhas necessidades de atualizações, transformações e desapegos
Casa 9: como eu lido com os valores que direcionam minha vida, como eu lido com a necessidade de me aprofundar em termos de conhecimento
Casa 10: como eu lido com minha carreira, meus objetivos de longo prazo
Casa 11: como eu lido com os grupos e minhas interações com meus amigos
Casa 12: como eu lido com meus sonhos e meus ideais.

Para que o Divino flua então, deveremos ter como objetivo ser o melhor do elemento do Signo utilizado no assunto da casa onde ele estiver posicionado.

Portanto:
·        Se o seu Sol é um Sol de Fogo, Terra, Ar ou Água para que vc trabalhe em ser o melhor do Elemento.
o   Em qual casa da mandala zodiacal este Sol está posicionado para que vc aplique o melhor do Elemento no assunto da casa.
·         Se a sua Lua é uma Lua de Fogo, Terra, Ar ou Água, para que vc trabalhe em ser o melhor do Elemento.
o   Em qual casa da mandala zodiacal esta Lua está posicionada para que vc aplique o melhor do Elemento no assunto da casa.
·         Se o signo do seu ASC é um Signo de Fogo, Terra, Ar ou Água, para que vc trabalhe em ser o melhor do Elemento em todas as suas iniciativas.

Em termos de plano de trabalho,

Inicie trabalhando o melhor do Seu Sol. Leve o tempo que precisar, mas seja persistente neste processo.
Depois, trabalhe o melhor da Sua Lua e da mesma forma, leve o tempo que precisar, mas seja persistente neste processo. Aqui, acrescente amor a quem é a sua Lua.
Em terceiro, trabalhe o melhor do Seu ASC.

Em quarto, desfrute os frutos do despertar do Divino em você através desse lindo processo de autoconhecimento com o qual a Astrologia olhada com profundidade nos presenteia !

Um beijo grande !

Salma


Nenhum comentário:

Postar um comentário