quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A DTM Sob o Ponto de Vista Emocional

Quando realizamos a pesquisa para entender como os florais Joel Aleixo poderiam contribuir para a amenizaçção dos sintomas de DTM ( e quiçá curar ), pudemos perceber que as pessoas que sofrem com DTM normalmente são sensíveis, nutrem forte expectativa em agradar o outro através da autoimposição de serem perfeitas, sendo tambémbastante exigentes, consigo e com os demais. 
O desafio, nada simples, está em lidar com estas características que tanto podem contribuir com a melhoria do mundo como podem prender qualquer ser humano em couraças de tensão e rigidez. 

Neste artigo, vamos falar sobre este tema e dar algumas dicas que talvez possam ajudar....

Aqui, vamos fazer uso da sabedoria do Eneagrama, ok ?
Vamos lá ?
As pessoas com características predominantemente perfeccionistas vivem comparando o que é com o que deveria ser, valorizando o que é excepcionalmente bem-feito. Espera de si mesmo e dos outros que sejam responsáveis e que correspondam aos seus altos padrões de exigência.
Tem na responsabilidade um valor muito importante e, em função disto, costumam encarar suas tarefas com diligência, demonstrando qualidades como a capacidade de ir até o fim, a pontualidade e a atenção aos detalhes. O ressentimento aparece quando ao seu ver as pessoas não atendem ao mesmo nível de exigência que o seu.
Sofrem porque há dentro de si, um juiz interior crítico e extremamente ativo, que pode ser incansável nas suas censuras acerca do que está errado, do que deveria ter dito e de como deveria ter se comportado. A voz interior de autocrítica, que normalmente está ativa 85% do tempo ou mais, tem um único propósito: impedir que a pessoa cometa erros. Esse juiz interior também avalia o que a pessoa fez de bom e o que pode ser feito para melhorar. Seja como for, nunca é o suficiente.
Como reflexo de sua atitude interior, apresenta a tendência de julgar os outros, expressando claramente as suas críticas seja em termos verbais ou por gestos corporais. 
Prazos e compromissos de entrega ocorrem naturalmente em sua mente. Demonstra habilidade em delinear claramente as tarefas, dedicando-se para que tudo seja realizado dentro do prazo, mesmo que para isso tenha que fazer horas extras.
Quando interage com alguém a quem não respeita ou cuja opinião acha equivocada, tende a irritar-se, mas... como é perfeccionista, demonstrar emoções como raiva e medo estão fora do seu rol de coisas permitidas, por isso, lança mão do autocontrole, tensionando a musculatura no processo, de forma quase inconsciente.
Normalmente cresceram com ambos os pais ou um deles com forte cunho de autoritarismo, forte nível de exigência em relação ao cumprimento de regras ou pouca interação emocional com maior foco na interação intelectual. Assim, a capacidade de reconhecer as emoções mais intensas e gerenciá-las de maneira saudável e não agressiva foi pouco estimulada durante as fases de desenvolvimento.
A expressão emocional da criança foi podada em muitas situações e agora a DTM vem para dizer isso: mantenha sua boca fechada!
Um dos desafios de quem sofre com a DTM é a reconexão com a raiva há muito escondida, repreendida e encapsulada no rosto e na região cervical.
Assim, o processo está em aprender a usar a raiva para se posicionar de maneira adequada diante do mundo, iniciando com o processo de grownding. Em linguagem alquímica: a Terra direciona o Fogo.
Mas a Água também tem um papel importante aqui para diminuir o Fogo excessivo. Assim, aprender a ser flexível, a mudar de posição, a entender que a verdade é mais importante que estar certo, faz parte dos desafios de quem busca curar-se da DTM.
Perdão e autoperdão são basilares e o Hoponopono é altamente recomendado no processo.
A conexão consciente com o corpo, através de práticas como biodança, yoga, dança de salão, por exemplo, são essenciais para diminuir o excesso de pensamento e ansiedade que caracterizam o indivíduo com DTM.
Na terapia alquímica, utilizamos as flores ricas em Terra e Agua para ajudar e sustentar o indivíduo neste processo, focando no desenvolvimento da autoconfiança em posicionar-se com assertividade diante do mundo.
Agora algumas dicas que vem da sabedoria do Eneagrama:
  • Desenvolva a visão de que tudo o que existe é, em essência correto e justo;
  • Ria mais de si mesmo, permita-se não se levar tão a sério em algumas situações;
  • Trabalhe com atividades lúdicas, que envolvam improviso;
  • Permita-se respirar como os bebês fazem: com a barriga toda, bem grandona...
  • Brinque com as crianças e siga a regra delas.


Bem... é isso, pessoal !

Um beijo grande !

Nenhum comentário:

Postar um comentário